Seja bem-vindo(a)!

Garantimos a qualidade do serviço, buscando soluções práticas, seguras, consolidadas no campo doutrinário e jurisprudencial, focando sempre os interesses de nossos clientes, sejam pessoas físicas, entidades, cooperativas, associações, sindicatos ou empresas.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Reclamação Trabalhista e Prescrição do FGTS

11ª Turma: prescrição aplicável ao direito de reclamar o não recolhimento do FGTS é trintenária
Os magistrados da 11ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região condenaram a Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana ao pagamento de diferenças do FGTS observando a incidência da prescrição trintenária (30 anos).
A decisão seguiu a fundamentação do relator, desembargador Sérgio Roberto Rodrigues, que afirmou que a Justiça do Trabalho já pacificou o entendimento de que é trintenária a prescrição aplicável ao direito do trabalhador de reclamar contra o não recolhimento dos depósitos do FGTS, desde que o pedido seja formulado nos dois anos posteriores ao término do contrato de trabalho (Súmula 362 do TST).
Para o desembargador, é devido o acolhimento do pedido de reforma da sentença para se declarar a incidência da prescrição trintenária, já que a rescisão do contrato de trabalho foi declarada em juízo, e a obreira comprovou a ocorrência de irregularidade nos depósitos do fundo de garantia, em relação ao período de vigência do pacto laboral (14/11/2009 a 28/06/2011).
No processo em análise, a empregada solicitava a reforma da sentença, que havia restringido a condenação da associação ao pagamento das diferenças do FGTS somente quanto ao quinquênio anterior à data do ajuizamento da reclamação trabalhista. (Texto: Kamilla Barreto / Secom TRT-2)
( Processo 00015474120115020024 - Ac. 20130256549)

Fonte: http://www.trtsp.jus.br/indice-de-noticias-noticias-juridicas/4594-11-turma-prescricao-aplicavel-ao-direito-de-reclamar-o-nao-recolhimento-do-fgts-e-trintenaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário